NUVYM: Você sabe o que é pentest?

03 September 2024

Você sabe o que é pentest?

 

Você sabe o que é pentest?

O pentest é um método para avaliar a segurança de sistemas, redes ou aplicativos. Ele envolve a simulação de ataques do mundo real (quebra de mecanismos de segurança e invasões) a um alvo, para identificar vulnerabilidades e fraquezas que podem ser exploradas por agentes mal-intencionados (hackers).

O objetivo principal de um pentest é identificar proativamente falhas de segurança antes que elas possam ser exploradas por invasores. Ao realizar ataques de acordo com um escopo previamente definido, controlado e autorizado, as organizações podem avaliar as suas medidas de segurança, identificar potenciais pontos de entrada e tomar as medidas adequadas para mitigar os riscos.

Aqui são elencadas as principais etapas normalmente envolvidas em um pentest:

1- Planejamento e reconhecimento: fase inicial, geralmente a mais importante. Envolve a compreensão do escopo e dos objetivos do pentest. O pentester (invasor) coleta informações sobre sistemas, endereços web, IPs, topologia de rede, interligações, detalhes de aplicações e outros.

2 - Verificação de vulnerabilidades: nesta fase, ferramentas automatizadas são utilizadas em conjunto com ferramentas manuais, para verificar o sistema alvo em busca de vulnerabilidades que possam ser exploradas. Elas ajudam a identificar potenciais pontos fracos que podem ser usados durante os testes, para uma invasão bem sucedida.

3 - Exploração: uma vez identificadas as vulnerabilidades, o pentester tenta explorá-las para obter acesso não autorizado ou executar ações específicas no sistema alvo, extração de dados, por exemplo. Esta etapa envolve várias técnicas, como quebra de senha, detecção de rede, engenharia social, movimentação lateral e escalonamento de privilégios, análise e exploração de código inseguro e aplicações, entre outras. Esta fase é a principal diferença entre Pentest e Gestão de Vulnerabilidades, para saber mais sobre Gestão de Vulnerabilidades, acesse:

https://lnkd.in/dNyeiKDv

No mundo real, esta seria a próxima etapa:

4 - Pós-exploração – encobrimento de rastros e utilização de técnicas e ferramentas para manter acesso persistente e indetectável aos alvos invadidos previamente.

De volta ao pentest:

5 - Relatórios: após concluir as atividades de pentest, o pentester prepara um relatório detalhado que inclui as vulnerabilidades descobertas, o impacto potencial dessas vulnerabilidades e recomendações para melhorar a segurança, bem como informações sobre como ele as explorou. O relatório ajuda a organização a compreender os riscos, priorizá-los e a tomar medidas adequadas de mitigação deles.

É importante observar que pentests só devem ser realizados com a devida autorização do proprietário do sistema ou da rede. Testes não autorizados ou não controlados podem causar danos ao sistema alvo e são considerados ilegais. As organizações geralmente contratam pentesters ou empresas de segurança especializadas para realizar estes testes.

Existe uma metodologia padrão de mercado que pode ser utilizada para o propósito de um pentest:

https://www.nist.gov/privacy-framework/nist-sp-800-115

Por fim: os pentests são apenas um aspecto de uma estratégia de defesa em profundidade. As organizações também devem implementar outras medidas de segurança, tais como Gestão de Vulnerabilidades, controle de acesso, sistemas de detecção de intrusão, treinamento de colaboradores e qualquer outro controle compensatório que se faça necessário ao contexto da empresa.

Gostou do artigo?

Compartilhe, obrigado!

Ransomware: O Guia Definitivo para Proteger Sua Empresa em 2025

  Ransomware: O Guia Definitivo para Proteger Sua Empresa em 2025 O ransomware se tornou uma das maiores ameaças cibernéticas para empresas ...